Foto: reprodução/WoD
Setembro de 2021 começou com uma notícia bastante triste. Uma das equipes de suspensões mais antigas e responsável pela formação e atualização de profissionais da área e difusão da cultura, anunciou o fim de suas atividades.
Criada em Oslo, Noruega, no ano e 2002 o grupo foi responsável pela organização da Oslo SusCon e pela publicação de livros sobre suspensão corporal. Um deles que as histórias se cruzam com a do artista australiano, Stelarc.
Håvve Fjell escreveu a seguinte nota pública pelas redes sociais:
“A partir de 1º de setembro de 2021, Wings of Desire é um capítulo encerrado!
Perdi a faísca e o entusiasmo. Não sinto mais o prazer de facilitar, tornou-se mais um trabalho que preciso fazer sem realmente querer. Foram 20 anos significativos com muito aprendizado, crescimento e ótimos encontros em todo o mundo, mas agora é a hora de parar e seguir um caminho diferente.
Agradeço toda a confiança que tem sido dada a mim e ao WoD ao longo dos anos por pessoas suspensas pela primeira vez, voadores frequentes, facilitadores e apoiadores em todo o mundo. Obrigado!
Amor de gancho!”
Håvve esteve no Brasil em 2018 participando do Congresso do GEP e facilitando suspensões. O legado e a história que ele construiu ao longo dos anos – junto e para – comunidade da modificação e suspensão corporal precisam ser tratadas com o carinho e cuidado que merecem. Há algo de precioso e que não mais se repetirá.
Nós do FRRRKguys deixamos o nosso agradecimento gigante para toda inspiração e afetação que o Wings of Desire nos trouxe ao longo de todos esses anos. E ao Håvve Fjell em especial, o nosso amor, sempre.