Vendetta: uma nova postura de suspensão corporal

Fotos: Zarahlena (@zlena_)

Assim como não há limite para a criatividade humana, não há limite para as possibilidades de posturas ou posições da suspensão corporal. O tempo passa e vamos acompanhando o surgimento de outras possibilidades de experiências estéticas, políticas, técnicas e místicas.

A nova postura nomeada de Vendetta fala sobre a ascensão das bruxas (e muito mais que isso) e aconteceu em Agosto de 2020 em Berlim, Alemanha. Conversamos com Eugenia Delphine (@eugeniadelphine), criadora de todo conceito, para entendermos os detalhes de todo processo.

Tecnicamente falando a suspensão consiste em 6 ganchos no corpo. Três deles na região frontal (colocados em formato de V). Dois obliquamente no peito e um na região do esterno, aproximadamente de maneira horizontal (mas poderia ser colocado de modo vertical, podendo variar de acordo com a dinâmica do conforto de cada pessoa). O mesmo se repetiu na região das costas.

A amarração (rigging) também se fez de forma que seja possível ver o V quando se olha lateralmente o corpo suspenso. Para criar a maior comodidade para que as cordas não fiquem no rosto e, por sua vez, reforçando o V de Vendetta.

Eugenia nos contou ainda que trazer essa suspensão para a luz é como fazer uma declaração da necessidade de deixar no espaço a energia feminina se elevar. “Tudo foi feito por mulheres nessa suspensão”, disse a profissional.

Eugenia teve a ideia, fez os ganchos e a configuração da amarração e ancoragem entre as árvores para colocar o ponto de suspensão. Cuidou ainda do pós e coordenou a “performance” (aspas usadas pela própria profissional). Kessem ( @yasus_efectus / @jadu_efectus) junto com Valeria ( @scavengersadornments) fizeram o conceito da maquiagem e figurino. Justine (@miss.aneris) foi a poderosa modelo e a primeira a realizar esta suspensão. As fotos foram feitas por Zarahlena (@zlena_). E contaram como o suporte de Magda (@cosmic.magdness) e Jessica Lia (@jessica.lia.tt) assistindo.

Além das belíssimas imagens – de tirar o fôlego – que compartilhamos aqui, traduzimos o texto que acompanha o nascimento de uma nova posição de suspensão corporal, escrito também pela Eugenia Delphine. E que ascenda…

Vendetta: a ascensão das bruxas

Enquanto o mundo desmorona e os humanos estão no auge da desconexão e da destruição da natureza em sua história, as bruxas se levantarão. Elas vêm em busca de vingança, pois foram silenciadas, perseguidas e queimadas. Sua vingança não vem com ódio, mas com compaixão. É a difusão de poderes e consciência no mundo. Poderes, como proteção, criação, preservação, amor, irmandade, unidade, força e coragem. As bruxas não vêm para mostrar sua raiva e raiva ao mundo que as oprimia, mas para cortar o tóxico e trazer prosperidade. Elas foram silenciadas e enclausuradas por muito tempo. Mas não mais. Elas estão conectadas com a natureza. Elas aprendem sobre seus mistérios para amar e proteger cada criatura e planta, para mostrar ao mundo seu poder final: EMPATIA. Para confirmar que é a energia feminina que traz paz e harmonia. Não se colocam acima do resto, mas para criar igualdade. Eleve-se apreciando a beleza de viver, proteger e amar a Terra e tudo o que ela contém. Assuma a responsabilidade pelo que seus ancestrais e você não fizeram para preservar a integridade e o respeito por cada ecossistema, cada planta, animal, humano, sem vergonha, mas com coragem. Dê espaço para o novo – o maior– existir. Não bloqueie o caminho, mas abra-o. Encontre em você a bruxa que vive dentro de todas nós, ainda fechada e enterrada. E que ascenda para trazer VENDETTA.”
Eugenia Delphine