Nos dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2019 aconteceu o Seminário Educativo para Piercers – SEDUC em Brasília, Distrito Federal. O evento é realizado pela Adorne – Professional Body Piercing em parceria com a Tribal – Joalheria Profissional. Encabeçando a organização está Eduardo Bez, que tem uma longa trajetória fomentando a indústria do body piercing nacional.
Durante três dias o evento gerou uma grande movimentação no sentido da formação e atualização de profissionais na área do body piercing. Firmando-se fortemente no calendário de eventos nacionais. Mais de 60 pessoas participaram do evento.
O SEDUC contou com a presença de sete profissionais do piercing para ministrar as aulas. Importante pontuar que são profissionais com diferentes trajetórias e que, além disso, partem de diferentes pontos geográficos do país, quebrando com a insistente e majoritária narrativa unilateral sudestina brasileira. Outras vozes e sotaques unidas para contribuir com a construção do conhecimento sobre o body piercing e isso é fundamental.
Ministrando aulas estavam Alexandre Cavalcanti conhecido como Alien (RN), Andre Fernandes (SP), Fredão (SE), Johnny Neves (RS), Marcos Tapajóz (SP), Nany Leite (RS) e Viviane Silva (MG). Ainda, soma-se a presença de Rodrigo Buga (SP) que esteve facilitando aulas de Yoga nas manhãs do evento e Thiago Rodrigues (GO) responsável em passar informes e acolhimento das pessoas presentes, além de abordar a história do piercing.
A body piercer Isabela Raizer que esteve presente no SEDUC, nos contou que “os profissionais convidados, os coordenadores responsáveis, os patrocinadores e representantes das marcas de joalheiras que teríamos na expo, nós participantes, todos estavam ligados com um único propósito de tornar aquele estudo um grande acontecimento”. E de fato foi.
Importante pensar que seminários similares, para além das aulas que movimentam os dias, atuam na atualização e aproximação da classe trabalhadora do body piercing. Os intervalos e as trocas que acontecem durante o evento também ajudam na construção do conhecimento, assim como de parcerias e a construção de outros projetos.
Isabela compartilhou conosco também que embora o seminário tenha uma carga forte de aulas, o evento estava organizado no sentido de oferecer momentos de lazer e confraternizações. A piercer cita o momento que foram 60 pessoas para uma noite de pizza.
E como já se tornou parte da cultura de eventos similares, o encerramento é marcado por sorteio e festa. Assim, prêmios oferecidos pelos patrocinadores, coordenadores e palestrantes são sorteados entre as pessoas presentes. No total foram mais de 10 prêmios, incluindo joias em titânio, joias em ouro 18k, anodizadora, livro, viagem, procedimento, workshop e kit de material.
Agora desfrutamos e nos agraciamos com os registros de 2019 e já ficamos atentas e alegres em saber que a próxima edição acontecerá no final de 2020. Vocês que trabalham com body piercing não podem ficar de fora.
CONTATO
https://www.adorneprod.com/