Fotos: reprodução / EPTV – 1ª Edição
O mundo está mudando. Algumas mudanças não acompanham a velocidade que necessitamos. Com outras mudanças podemos assistir, como testemunhas, a construção de um outro tempo possível.
No dia 12 de Outubro de 2021, o Jornal da EPTV – 1ª Edição – Globo do Sul de Minas Gerais exibiu uma matéria sobre o uso excessivo de telas por crianças. Como especialista convidado para tratar do assunto, tivemos a presença do psicólogo freak, Márcio Tadeu Duarte Filho, para pontuar a questão.
Inicialmente ele aparece de uma pequena tela no televisor do estúdio do programa. Quando a imagem se abre, com a câmera dele, vemos um corpo modificado: septo nasal alargado e adornado com uma ferradura, orelhas com alargadores grandes e tatuagens que cobrem os braços. Para além do que se vê por fora, o raro espaço de fala e de apresentação de ideias. Orientações são transmitidas para as famílias com um tom de voz tranquilo e sereno.
A imagem exibida no começo da tarde de ontem pode ter passado despercebido para muitas pessoas, sem muito significado para grande maioria, para nós foi algo como: a mudança está realmente acontecendo. Que importante. A insistência em não desistir do que somos e da nosso cultura tem trazido resultados.
Perguntamos ao psicólogo Marcos como ele via essa nossa ocupação em trabalhos que antes nos excluíam, sua resposta foi:
“Não se apegar aos limites estéticos, supera os padrões e qualifica todos à todas as possibilidades de serem o que almejam. Uma sociedade só é livre quando se desapega dos limites estéticos!”
Vivemos para ver – e falar sobre – o dia em que um psicólogo freak esteve em uma grande emissora de televisão falando e trabalhando para que todas, todes e todos pudessem ver. É um farol. Seguimos. Ocupando e trabalhando arduamente para descontruir todos os estereótipos e estigmas sobre nós, nossa comunidade e sobre a nossa cultura.
Para assistir a matéria CLIQUE AQUI.