Contribuindo para a ampliação da compreensão sociológica acerca de corpo e identidade, o livro tem o intuito de ultrapassar a dimensão descritiva e entender como o tatuado dá significado à tatuagem enquanto mecanismo de construção de identidade e identificação.
Considerando a crescente popularização da tatuagem, parte dos pressupostos de que há uma relação entre tatuagem e identidade e de que a tatuagem é uma marca de diferença e identificação. Seu foco está em compreender o quanto a tatuagem se torna um dos mecanismos de construção de identidade para o tatuado, levando em consideração a distinção feita pelos tatuadores de São Carlos, interior de São Paulo, entre tatuagens “comerciais” e “artísticas”.
Os capítulos tratam de temas como: a diferença entre tatuagem comercial e artística do ponto de vista dos tatuadores e dos tatuados; o processo como as tatuagens são significadas e o que estes signos afirmam na construção de uma imagem de si para os tatuados; e a forma como as posicionalidades dos sujeitos e a localização e os preços dos estúdios reverberam na escolha dos desenhos e dos locais tatuados.
O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Beatriz Patriota em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.
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