Na corrida eleitoral de 2020 temos pessoas com modificações corporais

Em 2012 acompanhamos as eleições da Republica Tcheca em que na disputa pela presidência tínhamos o professor Vladimir Franz (Independente), que chamou a atenção do mundo por ter mais de 90% do corpo tatuado. Embora Franz não tenha vencido, a presença dele ali apontava para novas possibilidades. Ruídos.

No entanto, é preciso estar atente. Em 2016 publicamos aqui no FRRRKguys o texto Representatividade para que(m)?, alertando para que tomemos cuidado em abraçar a ideia da representatividade de modo vazio. É ótimo que tenhamos pessoas com modificações corporais buscando ocupar esses espaços, mas é fundamental que estejamos em estado de alerta e atenção constante sobre os programas políticos defendidos por essas pessoas. Sabe o mito do cavalo de Troia? Pois é.

Dito isso, chegamos nas eleições do Brasil de 2020. E para concorrer a vereança temos candidates também com modificações corporais. Vamos durante os próximos dias buscar e trazer para cá essas pessoas com os seus perfis e propostas políticas.

Agora, convidamos para que vocês conheçam um pouco das propostas de três candidates:

Duda Salabert | Belo Horizonte

Duda Salabert (PDT) está candidata para vereadora de Belo Horizonte, Minas Gerais. O PDT é um partido que no espectro político estaria no centro-esquerda. A mineira é professora de literatura, vegana, ambientalista e ativista pelos direitos humanos e dos animais. Ganhou bastante visibilidade em 2018 quando disputou as eleições para o Senado pelo PSOL, sendo a primeira pessoa trans a disputador o cargo no Brasil. É idealizadora da ONG Tranvest. Em 2019 esteve junto de tatuadoras mineiras combatendo o assédio e abuso sexual de tatuadores e participou do lançamento da cartilha Minha Tatu, minhas regras. Suas pautas para a eleição de 2020 são: educação (Bancada da Educação), cultura, transporte público, meio-ambiente, direitos dos animais não humanos e humanos (Bancada Vegana).

Instagram: https://www.instagram.com/duda_salabert

Paula Faria | Jaboticabal

Paula Faria (PT) está candidata para vereadora de Jaboticabal, interior de São Paulo. O PT é um partido que no espectro político estaria para esquerda. Paula é professora de filosofia, mãe, feminista, socialista e ativista pelos direitos humanos. Concorreu em 2016 para vereança e não foi eleita, recebendo a quantidade 443 votos, a segunda mais votada do seu partido. A professora também atua enquanto sindicalista e militante do movimento social de juventude, APEOESP e Levante Popular da Juventude. Suas pautas para a eleição de 2020 são: educação, direitos humanos com foco nos direitos das mulheres, contra o racismo e as LGBTQIfobias. Voltada para construção de uma cidade mais democrática, acolhedora e humana.

Instagram: https://www.instagram.com/profpaulafaria/

Diabão Praddo | Praia Grande

Diabão Praddo é o apelido de Michel Faro do Praddo (PTB) está candidato para vereador de Praia Grande, litoral de São Paulo. O PTB é um partido de que no espectro político estaria para o centro-direita, no entanto, vem flertando com o conservadorismo e autoritarismo da extrema-direita. Em julho tornou público o convite para que Jair Messias Bolsonaro (sem partido) saia em 2022 candidato para presidência por ele. Falando sobre o candidato, Praddo é tatuador, proprietário de estúdio e modelo alternativo. Ganhou bastante visibilidade em 2020 após aparecer em programas televisivos e jornais por conta de suas modificações corporais. A sua candidatura encontrou problemas e polêmicas antes da confirmação. Segundo notícias e documento divulgado, a Comissão Executiva Nacional do PTB estaria pedindo a expulsão do tatuador. Praddo aponta que o presidente do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson (preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro), teria feito a solicitação por não aceitar a sua aparência e teria ameaçado em acabar com o PTB do litoral por conta do episódio. O mesmo PTB que levaria Cristiane Brasil – filha de Roberto Jefferson – para concorrer em 2020 à prefeitura do Rio de Janeiro, no entanto, ela foi presa em 11 de Setembro por ter sido beneficiada num esquema de propinas na Operação Catarata 2.
As pautas de Diabão Praddo para a eleição de 2020 ainda não foram apresentadas. Em uma das publicações sobre sua candidatura ele fala sobre não seguir padrões e fazer a diferença e que o resultado do que vai acontecer nas urnas, quem sabe é Deus.

Instagram: https://www.instagram.com/diabaopraddo