“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”
Gandhi
Existe uma parte do nosso trabalho que dói muito e é bastante ingrata. Escrever essas linhas não vai ser apenas difícil, mas muito dolorido. É como se a gente quisesse ter que não escrever a próxima linha, para fingir que nada disso esteja acontecendo. Cada frase aqui escrita foi acompanhada de um suspiro agudo e uma porção de lágrimas que insistentemente saltam aos olhos.
Nossa missão não é apenas de fundo meramente jornalístico, mas de preservação da memória das práticas da modificação do corpo. É por isso que – em um esforço hercúleo – estamos aqui escrevendo esse texto pela preservação da memória de uma pessoa muito especial para a comunidade da modificação corporal e que tivemos o grande prazer de ter tido como amigo e companheiro. Um fiel, incomparável e raro amigo.
O nosso menino Enzo Sato faleceu na última sexta-feira (26) em São Paulo, aos 27 anos de idade. Em sua curta passagem pelas práticas da modificação do corpo construiu uma rede de pessoas que o admiravam, fez amizades e também construiu uma pequena família. Todas essas pessoas lamentam muito a sua precoce partida.
Enzo Sato trabalhou como body piercer e em sua jornada transitou por estúdios como Iritsu Tattoo Shop, Led’s Tattoo e no Paz Tattooagem. Além do piercing estudava outras técnicas de modificação, como implantes, tongue split e escarificação. Também trabalhou com a suspensão corporal, atuando nos três anos consecutivos de Palco Arte Corporal na Virada Cultural, jornadas privadas e outros eventos pelo Brasil. Ainda, fez uma série de performances junto de T. Angel, a exemplo de Tudo que é sólido desmancha no ar.
Um ponto marcante de seu trabalho no campo do body piercing era a sua completa devoção pelas questões que rondam a biosegurança. O seu diferencial já estava em aliar a profissão de perfurador profissional com causas sociais, o que nunca vimos acontecer antes dele e da forma que ele propunha. Desenvolveu campanhas de arrecadação de agasalhos para doação, em outras, de ração para doar para cães abandonados. Todas elas divulgadas por aqui no FG.
Para algumas pessoas é um profissional que fará falta. Para nós não é só um profissional que se foi, mas um amigo, um amor, alguém da família que cuidadosamente construímos e que tentamos cuidar com tanto carinho. Gostaríamos muito de escrever mais sobre essa pessoa incrível que a vida nos presenteou, mas a dor é grande demais e o pensamento está embaralhado deveras. Deixamos aqui as nossas mais sinceras e profundas condolências para as amigas, amigos e familiares.
Enzo Sato, a gente agradece todas as suas contribuições, gratidão por acreditar tanto em nosso trabalho, pela parceria que existiu desde o primeiro minuto que nos conhecemos. Você sempre será uma referência e inspiração para nós que aqui ficamos. Descansa em paz menino, a gente se encontra.
Portólio
http://c3penzo.tumblr.com/
Enzito,
Seu coração era tão grande… fez a sua primeira scar em mim e tantas perfurações. Mas antes de tudo, me socorrou quando me desesperei, e me deu o melhor abraço de todos sempre que me encontrava. Tantos Primes e compras de cuecas!
Amamos e admiramos… e pra variar, você nos fez sangrar, mas desta vez, não vai cicatrizar.
Obrigada por nos ensinar um pouco da generosidade, obrigada por me amar, obrigada…