É com profundo pesar que anunciamos o precoce falecimento do canadense Doug Smode, ícone freak internacional, um dos grandes nomes da comunidade da modificação corporal, suspensão e shibari. A notícia tornou-se pública na tarde de hoje, 24 de Janeiro, nas redes sociais de familiares e amigues. A causa da morte não foi divulgada ainda e nem os detalhes sobre a cerimônia funerária.
Smode dizia ter sido bastante influenciado e tocado pelo trabalho de Shannon Larratt (1973-2013) do BMEzine.
Doug Smode trabalhava com body piercer profissional há mais de 10 anos e atuava no Studio Phi Tattoos em Alberta, Canadá. Também realizava modificações corporais profissionalmente. Estudou com importantes nomes da comunidade, como Emilio Gonzalez, Samppa Von Cyborg, Steve Haworth, Jesse Star e Russ Foxx. Aprendeu a fazer branding com o próprio Fakir Musafar (1930-2018).
No campo da suspensão corporal, experimentou muitas possibilidades, sendo uma das primeiras pessoas a explorar o rosto para se suspender em 2015 com escrevemos AQUI. Enquanto profissional e facilitador da prática, fundou a Permafrost Suspensions em Calgary, também no Canadá, em 2012.
Enquanto um ícone freak, marcou presença em diferentes eventos ao redor do mundo, inclusive na América Latina em países como Chile e Venezuela. Em um desses encontros ganhou o livro A História da Modificação Corporal no Brasil escrito pela T. Angel.
É mais uma pessoa muito jovem da nossa comunidade que vai, para o outro lado, cedo demais. Deixamos aqui as nossas condolências para todas as pessoas que tiveram suas vidas atravessadas pelos encontros e afetos com Doug Smode. Descanse na força!