Fotos: Leonardo Waintrub
No dia 04 de Maio de 2018 houve a exibição do filme Meu Corpo é Político (Brasil, 2017) dirigido por Alice Riff, como parte das atividades propostas pelo Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais – GESMC.
O GESMC foi formado em 2014, coordenado por T. Angel e é desconectado de qualquer instituição. Tem buscado criar reflexões críticas sobre as diversidades dos corpos e subjetividades. Ainda, fomentando que essas discussões e esses corpos tenham fruição na periferia de Osasco, grande São Paulo.
Aproximar o filme de Alice Riff das propostas do GESMC é ainda sublinhar a urgência de debatermos sobre as políticas dos corpos, principalmente dos corpos entendidos como não normativos, como dissidentes. É pensarmos ainda sobre a penalização e criminalização desses corpos, que historicamente tem sido limitado e afastado dos direitos humanos básicos.
Ao final do filme houve o momento para um debate, onde refletimos principalmente sobre o direito ao próprio corpo, a diversidade sexual e de gênero, a exclusão social e segregação espacial que acontece por vias da biopolítica, por fim, a importância de que essas pessoas não normativas ocupem todos os lugares, afim de que as mudanças que necessitamos não sejam apenas assunto de caneta e papel. É uma emergência sair do papel.