Fotos: Thiago Marzano / Divulgação
A 19ª edição da feira dará início ao processo de expansão e internacionalização deste que é o mais importante encontro de negócios do mercado erótico e sensual do país.
A tradicional feira erótica paulistana, Erótika Fair, eleita pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual) o maior encontro de negócios do mercado erótico latino americano e quarta maior feira erótica do mundo, contará com o espaço do Palácio de Convenções do Anhembi para realizar a 19ª e mais inovadora edição do evento, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de março de 2012, das 14h às 22h, e marcará o início do processo de expansão e internacionalização da feira, planejada e organizada pela promotora JL Feiras, Promoções e Eventos em parceria com a Mastran Business Fairs, empresa com 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de eventos de negócios internacionais.
Assumindo, definitivamente, papel fundamental e representativo para o mercado adulto brasileiro, a 19ª Erótika Fair terá parte do pavilhão reservada para expositores internacionais, que trarão para o mercado brasileiro lançamentos de produtos e serviços em primeira mão. Fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas nacionais também têm espaço garantido para apresentar aos empresários do setor e ao público final suas novidades para o ano de 2012. Parcerias com entidades e feiras internacionais também fazem parte do processo de crescimento da feira, que acontece em São Paulo há 15 anos e reuniu, em sua última edição, cerca de 20.000 visitantes. A expectativa para a 19ª edição é superar em 50% essa visitação de empreendedores do setor, consumidores, e pessoas comuns interessadas em conhecer melhor esse universo repleto de mitos e tabus.
Para os empresários e futuros empreendedores do mercado adulto, a 19ª edição da Erótika Fair promoverá o Erótika Business, espaço onde os profissionais do trade poderão participar de congressos, workshops, palestras e treinamentos ministrados por expositores e patrocinadores. Além disso, pela primeira vez, a Erótika Fair abre espaço exclusivo para equipamentos, produtos e serviços para motéis. Já o público final poderá conferir as atrações da Erótika Lifestyle, que vão desde aulas de pompoarismo, pole dance e dança do ventre, a shows com strippers nacionais e internacionais. Ainda pensando no público consumidor de produtos e filmes eróticos, o Erótika Stars será um espaço dedicado à apresentação de filmes adultos vintage, lançamentos de filmes eróticos 3D, e a presença de produtoras, diretores, atores e atrizes fazendo ensaios fotográficos e distribuindo autógrafos. Por fim, a Erótika Fashion contará com desfiles e apresentações com os últimos lançamentos da moda íntima masculina e feminina, acessórios de fetiche e fantasias.
A Erótika Fair foi criada em 1997 pelo publicitário e promotor de eventos Evaldo Shiroma, com o intuito de ampliar a movimentação do mercado erótico brasileiro e quebrar preconceitos. A idéia surgiu após realizar uma pesquisa e constatar que 99% das mulheres que tinham intenção de entrar em uma sex shop não o faziam por medo ou vergonha. A primeira edição da feira contou apenas com 12 expositores e 8.000 participantes, número esse que vem aumentando significantemente a cada edição. Shiroma também é vice-presidente da ABEME, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico, criada em 2002 para unir as empresas e profissionais dos diferentes segmentos do setor erótico nacional, profissionalizando e fazendo crescer este mercado no país. A ABEME, presidida pela publicitária, escritora e consultora do mercado erótico Paula Aguiar, também é responsável por colher, atualizar e divulgar as estatísticas anuais do mercado erótico brasileiro. Esses dados serão apresentados na 19ª Erótika Fair para mercado, imprensa e público.
Sobre o mercado erótico brasileiro
O Brasil possui a quarta maior feira erótica do mundo, perdendo apenas para China, Alemanha e Estados Unidos, e a maior da América Latina, que é a Erótika Fair, e recentemente viu a criação de novos eventos e feiras eróticas pelo país. Isso é indicativo do grande interesse do brasileiro pelo assunto. Prova disso são os números divulgados pela ABEME, que revelam a geração de mais de 100 mil empregos direta ou indiretamente, sendo 80% das vagas preenchidas por mulheres. A comercialização de produtos eróticos cresceu 17% em 2010 com relação ao ano anterior, graças aos mais de 30 fabricantes e 50 distribuidores, que abastecem cerca de 60 mil consultores que realizam venda de porta-a-porta em todo o Brasil e aos mais de 10 mil pontos de venda em território brasileiro, que variam desde lojas de lingeries, sexshops e lojas virtuais a outros tipos de comércio que oferecem produtos sensuais, fornecendo cerca de 12 mil opções para o consumidor brasileiro. Os produtos importados representavam 80% do consumo, mas hoje em dia recuaram para 65% diante do bom desempenho de venda dos produtos nacionais, que são, em geral, de excelente qualidade e possuem preços acessíveis, mesmo se comparados aos chineses.
No último ano, o setor movimentou cerca de 1 bilhão de reais, comercializando cerca de 72 milhões de artigos sensuais e eróticos, sendo 58,2 somente da categoria de cosmética sensual nacional. Segundo a ABEME, o investimento em capacitação e profissionalização do setor é responsável pelo crescimento acentuado do mercado erótico brasileiro, que tem focado sua atenção também nas classes C e D, que sempre desejaram adquirir produtos sensuais e hoje têm à sua disposição mais de 50% dos itens com preços inferiores a R$ 50,00. Essa realidade tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo, fazendo com que o Brasil seja olhado como uma futura potência do mercado erótico mundial.
Alguns produtos que você encontra pela feira:
O Prolong é um gel masculino para massagem estimulante corporal íntima que trabalha com a sensibilização da pele. O pênis reage aos estímulos sensuais. Quanto maior é o estimulo, mais rápido ele funciona em todas as ações sensuais: excitação, ereção, ejaculação e descanso. O produto aumenta o tempo entre essas ações porque suaviza as sensações sensuais.
Gel que proporciona sensação de amortecimento e conforto com ação umectante, ideal para a prática do sexo anal, mas também pode ser utilizado para massagem corporal.
Jogo erótico em que o mundo do poker e do Kama Sutra se encontram. Baseado na modalidade Texas Hold’em Limit Poker, possui suas regras adaptadas para torná-lo mais simples e agradável, podendo ser jogado mesmo por pessoas não muito experientes. O jogo possui um baralho de 52 cartas e 48 fichas divididas em “strip”, “carícias”, “mimos” e “êxtase”, e se dá em quatro rodadas com os mesmos temas. Os jogadores permanecem até acabarem suas fichas, acumulando tensão sexual no decorrer da partida, pois, durante, fazem strip tease, trocam carícias, até chegar à rodada final, a do êxtase. Dobrando, passando a vez ou blefando em certos momentos, os jogadores podem influenciar o resultado e o ritmo do jogo. Quanto mais se ganha, mais se domina. É um jogo perfeito para se jogar a dois, mas jogadores adicionais podem oferecer mais emoção e dar uma apimentada na ocasião.
SERVIÇO
19ª Erótika Fair – Feira Internacional de Produtos e Serviços para o Mercado Adulto
Data: de 22 a 25 de março, das 14h às 22h
Local: Palácio de Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 60,00
Informações: www.erotikafair.com.br
Censura: Proibido para menores de 18 anos