Foto: divulgação
“Sinestesia é um documentário experimental que busca elucidar uma experiência sinestésica trabalhando com os cinco sentidos humanos
No senso comum um filme dentro do campo do documentário representa a realidade. Realidade que se configura através de um olhar, de um recorte sobre um tema/objeto de estudo proposto.
Tende-se ao ver um documentário, uma passividade em relação aquilo que é apresentado. O espectador espera que aquilo que está prestes a ver irá atender a sua ansiedade expectativa em relação ao tema apresentado. Em sua maioria, a informação é dada como pronta, preparada anteriormente pelo recorte, pela abordagem do realizador.
Nesse projeto, a intenção é de desestruturar a expectativa de objetividade do espectador. Ao se trabalhar os cinco sentidos de maneira sinestésica, imersiva e informativa, questiona-se a relação ilusionista de verdade do filme. Aquilo que está sendo representado, é o simulacro de que?
No filme, a abordagem não tenderá a reafirmações ou apresentações didáticas sobre o tema. Aquilo que o espectador espera, será o inesperado. Através de sons e imagens que atuam de forma independente porém complementares, há uma relação hipermidiatica com a obra. A experiência de quem assiste, será de tamanha importância para o entendimento do filme. O termo documentário não é utilizado somente como uma atividade produtora de sentido, mas de sensações e percepções.
Realizado por alunos do curso de Bacharelado em Audiovisual do Senac, a pré-produção teve início em Março de 2010.“
Sinestesia – Documentário – 2011 from Cristian Domingues on Vimeo.