No domingo (08) chegou em nosso canal do Youtube a parte 2 do segundo episódio de Sauntering, intitulado como Pedagogia do Esquisito. O segundo episódio da temporada dois da websérie vai para a sala de aula conversar com diferentes profissionais da educação que têm modificações corporais.
Estivemos em três escolas de diferentes regiões, Osasco, Barueri e Extremo Leste de São Paulo e conversamos com Beatriz Zanon, professora de Ciências, Alex Fernandes, professor de inglês e Smoke, professor de Artes. Fomos ouvir as histórias e experiências de três professores, que em comum carregam um corpo tatuado e com variados adornos.
Buscamos entender sobre as relações complexas e dinâmicas que surgem dentro e fora das escolas partindo dessas falas. Principalmente em tempos em que a educação – principalmente a pública – enfrenta projetos de lei de intenção duvidosa e sofre ameaças não só de um sucateamento massificado como também censura, ouvir essas vozes é fundamental.
Nessa parte, as e os profissionais da educação contam como as diferentes unidades escolares receberam seus corpos e subjetividades. Momento para conhecer um pouco mais sobre as contradições e tensões que emergem a partir de narrativas que escapam da lógica normativa de vida. Uma grande aula que nos convida a refletir sobre que tipo de sociedade queremos existir.