A Pietà é uma escultura bastante famosa do artista Michelangelo e data o ano de 1499. Desde então, a obra já teve incontáveis releituras, a mesma representa Jesus morto nos braços de sua mãe.
Dessa vez a releitura foi dentro do campo da suspensão corporal. As equipes Roots Suspension (com Karine Guimarães e Vinicius Marques) e Ritulz Suspension (com João Alien e Isa) se uniram para construção do trabalho que contou com a participação de Tiago Delira (representando Jesus) e Raquel Furcin (representando Maria). Importante mencionar que as duas equipes são novas no cenário da suspensão corporal do Brasil.
Karine da equipe Roots Suspension nos contou que inicialmente Delira entrou em contato para se suspender e apresentou a referência de Pietà para uma possível suspensão com apenas ele reproduzindo o corpo de Jesus suspenso. Ao ver a imagem Karine disse que imaginou a reprodução da obra completa, isto é, com duas pessoas em cena. Assim, sugeriu que poderia ser interessante suspender junto com Delira outra pessoa e ele amou a ideia da reprodução completa.
A partir dessa decisão Karine se juntou de Vinicius e João e começaram a estudar as possibilidades e idealizar como seria feita a montagem de todo projeto.
A execução do projeto foi facilitada por Karine, Vinicius, João e Isa. As fotografias e vídeos, por sua vez, foram produzidas por Lucio Cunha, fotógrafo renomado que já ganhou prêmios de fotografia em Cannes, executando a reprodução de outras obras de arte e no campo da publicidade.
Importante reforçar que a iniciativa do trabalho partiu das equipes de suspensão. A escolha em estúdio se deu por conta das facilidades que usualmente ambientes na natureza não oferecem. Por ser um trabalho ousado e complexo a escolha de um local fechado pareceu mais coerente e precisa. Vinicius entrou em contato com Lucio – ambos são amigos – apresentando a proposta e fecharam a parceria. E que parceria!
Confira abaixo as fotos do making of: